2010-03-02

Socorrismo

Comecei hoje a Formação em Primeiros Socorros, nível básico. A vontade de fazer esta formação surgiu no final no ano passado, altura em que decidi aprender algo na área da saúde. Isto porque num determinado dia estavam a citar (no meu trabalho) pessoas que tiraram uma 2ª licenciatura ou especialização em áreas completamente diferentes da licenciatura inicial. E aquela conversa deixou um bichinho cá dentro que me levou a meditar "E se eu tirasse uma nova licenciatura? Enfermagem?" (Lembro-me de esta dúvida ter sido levantada depois de submeter os meus papéis de candidatura ao ensino superior e a minha resposta para mim própria foi: "Naaa... Nem tenho as específicas necessárias, nem gosto muito de ver sangue, nem... Informática é o futuro!"). E a minha conclusão foi que tirar uma nova licenciatura talvez fosse um pouco arriscado (até porque não sei em que medida tenho vocação para Enfermagem e se tenho necessidade de começar do zero) e lembrei-me que podia sempre tirar um curso de Socorrismo para verificar se tenho jeito e gosto pela coisa. Para além destes motivos, tenho todo interesse em aprender a saber como reagir em caso de enfartes, AVCs, acidentes domésticos ou rodoviários, etc. Os problemas aparecem e é sempre bom estar preparado.

(Imagem retirada da internet)

2 comentários:

  1. Os meus parabéns, cara A.. É necessária uma razoável dose de iniciativa para nos lançarmos a algo radicalmente diferente daquilo a que estamos habituados.

    Esta formação, em particular, é muito útil com certeza. Eu tive aulas de Saúde no 10º e 11º ano, pelo que fiquei com umas ideias gerais, mas suponho que um curso de socorrismo seja diferente, muito mais "hands-on". Faço votos para que, ao longo da tua vida, nunca haja necessidade de aplicares o que aprenderes. :)

    Por curiosidade, quantas horas de formação é que são?

    ResponderEliminar
  2. É um curso de 21 horas, dividido em 7 sessões. Tenho uma sessão por semana, das 17h às 20h. O curso faz parte da formação interna da minha empresa, que necessita de ter um número mínimo de socorristas. E como eu já tinha intenção de frequentar este curso inscrevi-me logo;)

    ResponderEliminar