2010-02-16

Percentagens

Tive recentemente a ideia de introduzir uma nova categoria neste blog: Números! Não, nada de tópicos transcendentes, cujo interesse se limitaria a um grupo muito restrito de pessoas (onde eu, muito provavelmente, nem sequer me incluo). Aqui apresentarei, apenas e só, algumas curiosidades, paradoxos e problemas numéricos com impacto no dia-a-dia da maioria das pessoas.

Começo com um problema trivial, para abrir o apetite.

Quando as percentagens enganam...

Imaginemos que uma determinada loja está a vender um dos seus produtos com um desconto de 20% na semana actual. Qual a percentagem de aumento que o produto deverá ter, na próxima semana, por forma a repôr o valor original?

Um raciocício comum (e errado) é pensar que a redução de 20% nesta semana pode ser anulada por um aumento de 20% na semana seguinte. A razão pela qual isto não funciona é simples: os 20% incidem sobre valores diferentes, logo o aumento e a redução não se anulam mutuamente. Exemplificando, imaginemos que o valor original do produto acima é de 100€:

100*(1-0.20) = 80€ (valor após desconto de 20%)
80*(1+0.20) = 96€ (como referido, 20% de aumento não chega para repôr o valor inicial)
80*(1+0.25) = 100€ (25% é o valor pretendido)

Uma das aplicações interessantes deste "princípio" é, por exemplo, em títulos da Bolsa de Valores. Se uma dada acção que possuímos teve hoje um dia mau e desvalorizou 5%, infelizmente não basta que amanhã valorize 5% para recuperarmos o nosso capital. Na realidade é necessário cerca de 5.27% para que tal aconteça...
Interessante, não?

4 comentários:

  1. Parabéns pela nova categoria, adorei! ;) Achei este primeiro exemplo muito interessante. Quando começaste a explicação pareceu-me óbvio, mas depois referiste o impacto que isto tem no cálculo dinâmico das carteiras de acções em Bolsa, e... nunca tinha pensado nisso! Hehehe!!! Boa!

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei deste tipo de problemas, cuja formulação é realmente muito simples, mas a resposta tende a ser contra-intuitiva. Este primeiro exemplo é mesmo muito básico, mas há outros que surpreendem mesmo as mentes mais "avançadas".
    É um tema quase inesgotável que eu vou tentar explorar aqui sempre que possa.

    ResponderEliminar
  3. Interesting, óbvio mas contra-intuitivo..as percentagens têm várias cenas assim sneaky sneaky.. venham mais :P

    ResponderEliminar
  4. Está explicada a sedução que os saldos e promoções exercem em toda a gente. Ninguém quer pagar esse acréscimo sobre o desconto =) Let's go shopping!

    ResponderEliminar